PLATAFORMA EAD

Atenção!

Para acesso a Plataforma do EAD utilize o seguinte endereço:

escolalopes.com.br/ead

 

NÃO ESQUEÇA SEU USUÁRIO E SENHA!

13 Respostas to “PLATAFORMA EAD”

  1. bumblebee izle 8 de dezembro de 2022 at 19:19 # Responder

    This post is in fact a good one it assists new web visitors, who are wishing for blogging. Lyle Raviscioni

    • Escola Lopes 8 de dezembro de 2022 at 20:38 # Responder

      Olá! Informações pelo WhatsApp (11) 96179-7393.

      • MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 25 de junho de 2023 at 13:24 # Responder

        TECIDO CONJUNTIVO ESTRUTURAS E SUSTENTAÇÂO:
        ESTE TECIDO ESTAR PRESENTE EM TODOS OS ÒRGÂOS, UNIDOS E SUSTENTADO OUTROS TECIDOS. POR PSSUIR TIPOS CELULARES BASTANTE VARIADOS, È CONHECIDO PELA GRANDE QUANTIDADE DE MATERIAL INTERCELULAR, DENOMINADO MATRIZ EXTRACELULAR OU INTERCELULAR, PRODUZIDO PELAS PRÒPRIAS CÈLULAS DO TECIDO. ASSIM COMO OS TIPOS CELULARES VARIAM, A MATRIZ TAMBÈM È BASTANTE VARIÀVEL, PODENDO SER LÌQUIDA( COMO ENCONTRAMOS NO TECIDO SANGUÌNEO), MALEÀVEL( PRESENTE NO TECIDO CONJUNTIVO, PROPRIAMENTE DITO) OU RÌGIDA( COMO ENCONTRAMOS NO TECIDO ÒSSEO), O QUE PERMITE QUE ESSES TECIDOS ESTEJA PRESENTE POR TODO CORPO, FORMANDO ESTRUTURAS COMPLETAMENTE DISTINTAS. OS TECIDOS CONJUNTIVOS SÂO QUASE SEMPRE VASCULARIZADOS E CAPAZES DE GARANTIR SUA PRÒPRIA NUTRIÇÂO E OXIGENAÇÂO, AO CONTRÀRIO DO TICIDO EPITELIAL, POR EXEMPLO, QUE È VASCULAR E DEPENDE DE OUTRO PARA SOBREVIVER. OS TECIDOS CONJUNTIVOS RECEBEM UMA CLASSIFICAÇÂO BASTANTE AMPLA, SENDO DIVIDIDOS DESTA MANEIRA:

        TIPOS E SUBTIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS:

        PROPRIAMENTE DITO: ADIPOSO. CARTILAGINOSO ÒSSEO. SANGUÌNE
        ————————————- ____________—————————————– ___________________ ____________ _____________
        *FROUXO.
        * DENSO NÂO MODELADO. *UNILOCULAR *CARTILAGINOS HIALINA * OSSO COMPACTO
        *DENSO MODELADO *MULTIOCULAR * CARTILAGEM ELÀSTICA OSSO ESPONJOSO

        A CÈLULA MESENQUIMAL È A CÈLULA PRECURSORA DA FORMAÇÂO DE VÀRIAS CÈLULAS, ESPECILMENTE AS EMBRIONÀRIAS. POR SEREM ALONGADAS EPASSAREM POR PROCESSOS DISTINTOS DE DIFERENCIAÇÂO, ESSAS CÈLULAS ADQUIREM FORMAS E FUNÇÂO BASTANTE DIFERENTE, ESTRUTURANDO OS DIFERENTES TIPOS DE TECIDO. AS CÈLULAS SANGUÌNEAS TAMBÈM SÂO FORMADAS A PARTIR DE MODIFICAÇÔES
        DE UMA CÈLULA PRECURSORA HEMATOPOIÈTICA, QUE AUXILIAM NO FUNCIONAMENTO DA MEDULA ÒSSEA, DOS LINFONODOS, BAÇOS, DO FÌGADO ETC.

        * OBSERVAÇÂO>>> FORMAÇÂO DE DIVERSOS TIPOS CELULARES CONJUNTIVOS A PARTIR DA CÈLULA MESENQUIMAL. SÂS ELAS(ADIPÒCITO, CONDROBLASTO, CONDRÒCITOS, FIBROBLASTO ,CÈLULA MESOTELIAL, CÈLULA ENDOTELIAL, OSTEOBLASTO, OSTEÒCITO).

        CONTINUAÇÂO,………
        * * FIBROCARTILAGEM * OSSO ESPONJOSO
        *DENSO MODELADO

        • MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 6 de julho de 2023 at 15:26 # Responder

          PARA TOMAR NOTA.

          o tecido conjuntivo denso não modelado, também chamado de fibroso, é aquele se deposita em lesôes apòs um processo iflamatòrio. este processo denominado cicatrizaçâo, gera perda moforfuncional do tecido,pois o tecido lesionado nâo foi capaz de realizar mitose e produzir novas cèlulas e cobre o local da lesâo . com isso o tecido conjuntivo produz novas cèlulas e cobre o local da lesâo apòs o tèrmino do processo inflamatòrio, mas essas novas cèlulas depositam muitas fibras de colàgeno ao seu redor, tornando o reparo grosseiro e gerando uma cicatriz. se esta produçâo de colàgeno è ainda mais acentuada, encontramos uma hipercicatrizaçâo, chamando de cicatriz queloide.

          SUSTENTAÇÂO AO MOVIMENTO.

          as mùltiplas funçôes.do corpo exigem tambèm mùltiplos mùsculos, òrgâos e funçôes. alèm de andar, praticamente todas as açôes que fazemos dependem de movimentaçâo, como falar, sentar escrever,cantar ou fazer uma atividade fìsica. dessa forma, raramente estamos parados. e mesmo quando parados.nosso corpo trava uma verdadeira maratona orgânica, bombeando sangue,digerindo, suando e gastando calorias. uma das funçôes mais exaustivas para o corpo è a circulaçâo seja de sangue ou do sistema linfàtico. nosso corpo està sempre bombeando energia. claramente esses movimentos dependem da açâo de mùsculos variados; mais quando falamos dos movimentos que geram locomoçâo, nossos mùsculos somente nâo bastam: è preciso de uma estrutura rìgida capaz de fazer com que nossos membros possam gerar esse movimento necessàrio para o deslocamento. estas estruturas sâo formadas quase que totalmente por dois tecidos conjuntivos especializados: o tecido cartilaginoso e o tecido òsseo dando movimento, apoio , suporte e proteçâo ao organismo.

      • MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 25 de junho de 2023 at 23:17 # Responder

        BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL, ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA :

        A grande variabilidade das matrizes e a grande variação dos tipos celulares fazem com que o tecido conjuntivo, como um todo, possua bastante variação morfològica e funcional. o primeiro que abordaremos è o tecido conjuntivo padrâo , ou seja o tecido conjuntivo propriamente dito.
        TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO:

        este tecido è,dos tecidos conjuntivos , o menos diferenciado e mais abundante, preenchendo todos os espaços entre os restantes de tecidos,logo, presente em todos os òrgâos abaixo da derme, estabelecendo a ligaçâo entre eles. por ser muito abundante e consistir basicamente no preenchimento geral dos òrgaos e mùsculos, o TCPD apresenta uma espècie de gel viscoso, no qual encontramos diversas molèculas dissolvidas , como epitèlios de revestimento glandulares,proteoglicanas, entre outras, bastante hidratadas e integradas às fibras produzidas pelas cèlulas . alèm de uma quantidade variàvel de vasos sanguìneos e nervosos, as fibra do tecido conjuntivo tambèm possuem distribuiçÂO variadas nos tecidos, e podem ser colàgenas, elàsticas e reticulares. è possìvel encontrar uma grande quantidade de fibras de colàgeno no TCPD muito firmes ,que apresentam tipos de proteìnas muito resistentes às traçôes. as fibras elàsticas, mais delgadas e maleàves, cedem facilmente às traçôes por serem formadas por proteìnas elastina e retornam à sua forma inicial apòs o tèrmino da traçâo, sendo fundamentais em tecido que alteram de forma com frequência. por sua ves, as fibras reticulares, tambèm formadas por colàgeno, do tipo 3, sâo as mais delgadas e se òrganizam em forma de rede. uma combinaçâo destas fibras em maior ou menor quantidade em diferentes arranjos dà qa caqda tecido conjuntivo maior resistència ou maleabilidade, dependendo da necessidade do òrgâo no qual ele està presente. com a base nesta combinaçâo das fibras,encontramos três tipos principais de tecidos conjuntivos propriamente dito:

        TECIDO CONJUNTIVO FROUXO:

        VASTOS E FIRMES DÀ NUTRIÇÂO OU TICIDO EPITELIAL. POSSUI POUCAS FIBRAS E CÈLULAS DE TIPOS VARIADOS, COM PREDOMINÂNCIA DE FIBROBLASTOS E MACRÒFAGOS. APRESENTA POUCA QUANTIDADE DE FIBRAS,NAÕ SENDO MUITO ELÀSTICO, POR ISSO È BEM DELICADO POUCO RESISTENTE A ATRAÇÔES APESAR DE SER RELATIVAMENTE MALEÀVEL, O QUE PERMITE QUE ELE SEJA ENCOTRADO AO REDOR DE VASOS SANGUÌNEO E EM NERVURAS.

        CONTINUAÇÂO……

  2. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 2 de julho de 2023 at 16:49 # Responder

    TECIDO CONJUNTIVO DENSO NÂO MODELADO:

    como poucas cèlulas e predominâcia de fibras colàgenas, este tecido confere mais resitência à atraçâo e menor maleabilidade. è chamado de nâo modelado pois as fibras presentes na matriz nâo possuem uma dereÇao ùnica, formando uma trama sem orientaçâo fixa, que permite que o tecido seja resistente a traçôes sem qualquer direçâo. formada a derme profunda e estruturas que envolvem òrgâos importantes, como o pericàrdio ( protegendo o coraçâo) e sa meninges( protegendo os òrgâos do sistema nervoso central.
    TECIDO CONJUNTIVO DENSO MODELADO:

    responsàvel pelos tendôes e ligamentos, este tecido possui fibras colàgenas resistentes à atraçâo somente em uma direçâo, jà que elas se alinham de modo paralelo formando estruturas cilìdricas extremamente resistente e inelàsticas. alÈm da cèlula- padrâo do tecido conjuntivo,o fibroblasto, encontramos em todos os tipos de tecido conjuntivos outros tipos de celulares.sâo encontrados adipòsitos e cèlulas de defeza de diversos tipos ( macròfagos, mastòcitos, plasmòcitos e leucòcitos variados) mais grande parte dessa cèlusas de defesa nâo sâo residentes no tecido, ou seja, migram quando necessàrio e habitam temporariamente uma certa regiâo. O FIBROBLASTO, entâo , è a cèlula mais importante deste tecido ,pois è ele que produz e mantèm a matriz extracelular. quando a matriz jà foi formada e nâo hà mais a nessecidade de a cèlula manter um metabolismo alto, o fibroblasto se modifica, reduzindo seu consumo de nutrientes e Oxigènio, suas organelas e seu volume, passando a ser denominado fibrocìto. fibroblasto e fibròcitos,entâo, sâo dois estados diferente da mesma cèlula, sendo o primeiro ativo e o segundo inativo,mais fibrocitos podem voltar a produzir fibras e matriz quando necessàrio, voltando a o estado de fiblastos. por essa propriedade celular de adtaçâo, o tecido conjuntivo aje de forma dinâmica, se adaptando às necessidade de cada ÒRGÂO.

  3. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 23 de junho de 2023 at 13:59 # Responder

    HISTOLOGIA:
    ESSE CAMPO DA BIOLOGIA È RECONHECIDO O ESTUDO DA ANATOMIA MICROSCÒPICA ( MICROANATOMIA) DE CÈLULAS E TECIDOS DE PLANTAS E ANIMAIS, È COMUMENTE REALIZADA EXAMINADO CÈLULAS E TECIDOS SOB UM MICROSCÒPIO ELETRÒNICO, SENDO A AMOSTRA SEGMENTADA (CORTADA
    EM UMA SEÇÂO TRANSVERSAL FINA COM UM MICROTOMO), MANCHADA E MONTADA EM UMA LÂMINA DE MICROSCÒPIO. ESTUDOS HISTOLÒGICOS PODEM SER REALIZADOS USANDO CULTURA DE TECIDOS, NA QUAL CÈLULAS VIVAS HUMANAS OU ANIMAL SÂO ISOLADAS E MANTIDAS EM UM AMBIENTE ARTIFICIAL PARA VÀRIOS PROJETOS DE PESQUISAS. A CAPACIDADE DE VIZUALIZAR OU INDENTIFICAR DIFERENCIALMENTE ESTRUTURAS MICROSCÒPICA È FREQUENTIMENTE AUMENTADA ATRAVÈS DO USO DE MANCHAS HITOLÒGICAS. A HISTOLOGIA È UMA FERRAMENTA ESSENCIAL DA BIOLOGIA E DA MEDICINA.
    INTRODUÇÂO AOS ESTUDOS DA HISTOLOGIA :
    ASSIM COMO A SOCIEDADE,UMA MOLÈCULA SÒ È CAPAZ DE AGIR SE ESTIVER JUNTO DE OUTRA. TODA CÈLULA SÒ REALIZA SUA FUNÇÂO DE MODO EFICAZ SE INTERAGIR COM OUTRAS, NÂO APENAS RECEBENDO MOLÈCULAS E ESTÌMULOS DE CÈLULAS VIZINHAS COMO TAMBÈM FORNECENDO.ELAS SE ORGANIZAM EM TECIDOS,QUE SÂO CONJUNTOS DE CÈLULAS ESPECIALIZADAZS, IGUAIS OU NÂO, QUE ATUAM DE MODO INTEGRADO PARA DESENPEHAR FUNÇÔES EM COMUM. UM MESMO ÒRGÂO,ENTÂO, PODE CONTER DEVERSOS TIPOS DIFERENTES DE TECIDOS. COM ISSO, PODEMOS DIVIDIR OS TECIDOS EM QUATRO GRUPOS PRINCIPAIS:
    ( PRIMEIRA CAMADA), TECIDO EPITELIAL: FORMADO POR CÈLULAS EXTREMAMENTE PRÒXIMAS, UNIDAS ENTRE SI POR ESTRUTURAS ESPECIAIS DE ADEÂO E COM POUQUÌSSIMO MATERIAL INTERCELULAR, ENCONTRADAS REVESTINDO A SUPERFÌCIE DOS ÒRGÂOS EXTERNAS E INTERNAMENTE, ALÈM DE FORMAR NOSSA PELE E GLÂNDULAS.
    (SEGUNDA CAMADA), TECIDO CONJUNTIVO: FORMADO POR CÈLULAS DISTANTES UMAS DAS OUTRAS , COM ABUNDANTE MATERIAL INTERCELULAR, POSSUI VÀRIOS TIPOS, UNIDOS E SUSTENTANDO OUTROS TECIDOS EM TODOS OS ÒRGÂO.
    (TERCEIRA CAMADA) , TECIDO MUSCULAR : FORMADOS POR CÈLULAS ALONGADAS, CAPAZES DE REALIZAR CONTRAÇÂO, FORMAM OS MÙSCULOS E, TAMBÈM, SÂO ENCOTRADOS ESTRUTURANDO DIVERSOS ÒRGÂOS COM CAPACIDADE DE CONTRAÇÂO OU MOVIMENTOS.
    (QUARTA CAMADA), TECIDO NERVOSO: FORMADO POR CÈLULAS QUE TÈM CAPACIDADE DE CONDUZIR IMPULSOS, COM A FUNÇÂO DE INICIAR, CONTROLAR E COORDENAR TODAS AS FUNÇÂES E AÇÔES DO ORGANISMO.
    _ QUASE TODOS OS TECIDOS POSSUEM TIPOS , QUE EXISTEM DE ACORDO COM AS CARACTERÌSTICAS E AS FUNÇÔES DESEMPENHADA PELAS CÈLULAS QUE OS COMPÔEM. ABORDAREMOS OS TECIDOS NÂO SÒ PELOS SEUS TIPOS, MAS TAMBÈM PELAS FUNÇOES DESEMPENHADAS POR ELES.
    ( TECIDO EPITELIAL: REVESTIMENTO E SECREÇÂO), A FORMAÇÂO DO GRUPO DE CÈLULAS QUE COMPÔEM O TECIDO EPITELIAL GARANTEM A PLENA COMUNICAÇÂO ENTRE SA MOLÈCULAS, APESAR DE POSSUÍREM, DE CERTA FORMA , UM ESPAÇO REDUZIDO PARA O DESENVOLVIMENTO DENTRO DO FLUIDO INTERCELULAR: ISSO OCORRE PELO FATO DE ESTE TECIDO SER VASCULAR, OU SEJA SEM VASOS SANGUÌNEOS, FASENDO COM QUE A NUTRIÇAO E A OXIGENAÇÂO DE SUAS CÈLULAS. DEPENDEM DO TECIDO ADJACENTE A ELE.
    EPITÉLIO DE REVESTIMENTO :
    _ è ASSIM CHAMADO POR TER COMO FUNÇÂO RECOBRIR SUPERFÌCIES TANTA EXTERNA ( FORMANDO A CAMADA SUPERFICIAL DA PELE) QUANDO INTERNAMENTE RESTINDO SA CAVIDADES DO CORPO). QUANTO À FORMA,AS CÈLULAS EPITELIAES PODE4M SER ACHATADAS,NO TIPO PAVIMENTOSO; EM FORMA DE CUBO, NO TIPO CÙBICO E ALONGADO; PRISMÀTICO OU CILÌNDRICO,NO TIOP COLUNAR: APESAR DISSO , SUAS CÈLULAS SE DISPÔEM EM CAMADAS, PODENDO APRESENTAR FORMAS VARIADAS.

    CONTINUAÇÂO…….

  4. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 24 de junho de 2023 at 22:35 # Responder

    GLÂNDULAS ENDÒCRINAS:
    AS GLÀDULAS ENDÒCLINAS SÂO GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÒCRINO QUE SECRETAM SEUS HORMÔNIOS DIRETAMENTE NO SANGUE, AO CONTRÀRIO DAS EXÒCRINAS, QUE EXPELEM POR MEIO DE UM DUTO PRINCIPAIS. GLÀNDULAS DO SISTEMA ENDÒCRINO INCLUEM A GLÀNDULA PINEAL, A GLÀNDULA PITUITARÌA, O PÂNCREAS, OS ÒVÀRIOS OS TESTÌCULOS, A GLÀNDULA TERIOIDE,AS GLÂNDULAS PARATIREOIDES, O HIPOTÀLAMO E AS GLÂNDULAS ADRENAIS.O HIPOTÀLOMO E A GLÂNDULA PITUITÀRIA SÂO ÒRGÂOS NEUROENDÒCRINOS. OS MENSAGEIROS QUÌMICOS LOCAIS, GERALMENTE NÂO CONSIDERADOS PARTE DO SISTEMA ENDÒCRINO, INCLUIEM AUTÒCRINOS, QUE ATUAM SOBRE UM TIPO DE CÈLULA DIFERENTE NAS PROXIMIDADES, A CAPACIDADE DE UMA CÈLULA-ALVO RESPONDER A UM HÔRMONIO DEPENDE DA PRESENÇA DE RESECEPTORES,DENTRO DA CÈLULA OU NA SUA MEMBRANA PLASMÀTICA, AO QUAL O HORMÒNIO PODE SER LIGADO:OS RECEPTORES HORMONAIS SÂO ESTRUTURAS DINÂMICAS. ALTERAÇÔES NO NÙMERO E SENSIBILIDADE. DOS RECEPTORES HORMONAIS PODEM OCORRER EM RESPOSTA A NÌVEIS ELEVADOS OU BAIXOS DE HORMÔNIO ESTIMULANTES. PODEMOS TER UMA IDEIA DA VARIAÇÂO DOS HÒRMONIOS NO QUADRO A SEGUIR:

    GÂNDULAS: HORMÔNAIS AÇÂO
    ———————- ——————– ————————-
    tireoide T3, T4 controle geral do metabolismo

    ovàrio } { estrògeno e progesterona }caracteres sexuais,ciclo hormònal,ovulaçâo,gestaçâo}

    testìculos} { testosterona } { caracteres xesuais.}

    adrenal/ { adrenalina} { resposta ao estresse, aumento de batimento cardìacos e respiraçâo
    , entre outros.}
    ——————————————————————————————————————————————————————————-
    temos tambèm glândulas que possuem parte de suas cèlulas com secreçâo direcionada para uma cavidade(exòcrina) e e outra parte com secreçâo direcionada para a corrente sanguìnea( endòcrina), sendo por isso classificada como glândula mista. apenas duas glândulas sâo classificadas como mistas,pois produzem tanto substâncias que seram liberadas localmente quanto substância que serâo levadas pela corrente sanguìnea: o figado eo pâncreas.no caso do pâncreas, o suco pancreàtico, secreçâo exòcrina, serà liberado por ductos para o interior do duodeno para emulsificar e digerir os lipìdios provenientes da alimentaçâo ,enquanto os hormònios insulina e glucagon, produzidos por um grupo de cèlulas chamadas de ilhotas pancreàticas( ou ilhotas de langerhans sâo liberados na corrente sanguÌnea, com a funçâo de estabilizar a glicemia.

    continuaçâo…..

    suprarrenal

    suprarrenal}

  5. Escola Lopes 23 de junho de 2023 at 19:14 # Responder

    Olá Marismar!

    Entre em contato com a escola pelo WhatsApp (11) 96179-7393.

    Att.
    Escola Lopes

  6. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 24 de junho de 2023 at 16:24 # Responder

    CLASSIFICAÇÂO DO TECIDO EPITELIAL QUANTO A FORMA.

    O EPITÈLIO PODE SER CLASSIFICADO COMO SIMPLES SE PENSARMOS EM SUAS CAMADAS, QUANDO SOMENTE UMA CAMADA DE CÈLULAS O COMPÔEM, ESTRATIFICADO, QUANDO ENCOTRAMOS MAIS DE UMA CAMADA E PSEUDO ESTRATIFICADO. APESAR DE SÒ EXISTIR UMA ÙNICA CAMADA, A PRESEÇA DOS NÚCLEOS EN DIFERENTES ALTURAS PASSA A IMPRESSÂO DE EXISTIR MAIS DE UMA DELAS. NOS ESTRATIFICADO, SE HOUVER MUDANÇA DE FORMAS ENTRE AS CAMADAS,A CAMADA QUE DEVE SER OBSERVADA È A MAIS SUPERFICIAL. NA BEXIGA URINÀRIA, A QUANTIDADE DE CAMADA E A FORMA DA CÈLULA MUDA DE ACORDO COM O ESTADO FISIOLÒGICO DO ÒRGÂO,
    POR ISSO, È CHAMADO DE EPITÈLIO DE TRANSIÇÂO. CADA ÒRGÂO, INTERNA E EXTREMAMENTE, TERA SUA CAMADA DE EPITÈLIO VARIANDO DE ACORDO COM AMAIOR OU MENOR NECESSIDADE DE PERMEABILIDADE, PROTEÇÂO CONTRA ATRITO UO RESSECAMENTO. QUANDO A BEXIGA ESTÀ VAZIA, A FORMA DAS CÈLULAS È MAIS PRÒXOMA FORMATO CUBOITE,PORÈM, COFORME A BEXIGA SE ENCHE DE URINA, A FORMA DAS CÈLULAS MUDA E SEU ACHATAMENTO AS TORNA MAIS SEMELHANTES AO FORMATO PAVIMENTOSO.
    ENTÂO, PARA CLASSIFICARMOS UM EPITÈLIO DE REVESTIMENTO TEMOS QUE OBSERVAR AS DUAS INFORMAÇÔES E, PARTIR DAÌ, NOMEAR O TECIDO. O TECIDO EPITELIAL PODE APRESENTAR ESPECIALIZAÇÔES,OU SEJA, ESTRUTURAS QUE DÂO A LEL UMA CAPACIDADE ÙNICA,COMO CÌLIOS, FLAGELOS, MICROVILOSIDADES( REGIÂO COM MAIOR CAPACIDADE DE ABSOÇÂO) OU TE DEPÒSITO DE QUERATINA E MELANINA. CADA CÈLULA- TRONCO DIVIDE E SOBREVIVE A UM DAS DIVISÂES, QUE POR SUA VEZ DIVIDEM NOVAMENTE, CONTINUANDO ASSIM O CICLO DE VIDA DOS EPITÈLIOS.. OS TECIDOS EPITELIAS CUMPREM VÀRIAS FUNÇÔES: DE PROTEÇÂO, SEGREGAÇÂO,ABSORÇÂO,RECPÇÂO SENSORIAL, EXCREÇÂO E FUNÇÔES DE TRASNPORTE. NA FUNÇÂO DE PROTEÇÂO È O TECIDO DO REVESTIMENTO EPITELIAL, QUE CONTROLA A ENTRADA E SAIDA DE SUBSTÂNCIAS. OS CÌLIOS, PRESENTES NO EPITÈLIAL RESPIRATÒRIO E NA TUBA UTERINA, TÈM FUNÇÂO DE MOVIMENTOS, QUE CARREGAM PEQUENAS PARTÌCULAS DE POEIRA OU MICRORGANISMOS(NO EPITÈLIAL, APRESENTA NA MAORIA DOS ÒRGÂO DO SISTEMA RESPIRATÒRIO) ATÈ A MOVIMENTAÇÂO DO ÒVULO FECUNDADO AO ÙTERO PARA SUA IMPLANTAÇÂO. JÀ OS EPITÈLIOS DE SEGREGAÇÂO SÂO CAPAZES DE SINTETIZAR E SECRETAR MOLÈCULAS, DEPENDENDO DA PARTE DO CORPO ENCOTRADO. O EPITÈLIAL DE ABSORÇÂO, COMO O PRÒPRIO NOME INDICA, TEM A FUNCIONALIDADE DE ABSORVER MOLÈCULAS ATRAVÈS DE MICROVILOSIDADE. OS EPITÈLIOS RESPOSÀVEIS PELA RECPCÂO SENSORIAIS ATRAVÈS DO EPITÈLIO DE TOXINAS DE EXCREÇÂO E DETRITOS SÂO LIDERADOS.
    ( EPIDERME) TECIDOS EPITÈLIAS, ( DERME) TECIDOS CUNJUNTIVOS, (CAMADA, SUBCUTÂNEA). OU HIPODERME

    - CONTINUAÇÂO………

  7. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 24 de junho de 2023 at 19:09 # Responder

    INTRODUÇÂO AOS ESTUDOS DA HISTOLOGIA:
    COTINUAÇÂO.( EPITÈLIO GLANDULAR)

    RECONHECIDO PELA SUA CAPACIDADE DE PRODUZIR E ELIMINAR SECREÇÔES, CONSIDERADO, POR ISSO,
    UM EPITÈLIO DEFERENCIADO. APÒS A PRÒDUÇÂO, AS SUBSTÂNCIAS FICAM ARMAZENADAS TEMPORARIAMENTE NO CITOPLASMA DA CÈLULA, PARA DEPOIS SEREM LIBERADAS(SECRETADAS). DE ACORDO COM O LOCAL EM QUE DESPEJAM SUAS SECREÇÔES, PODEMOS CLASSIFICAR AS GLÂNDULAS PLURICELULARES COMO EXÒCRINAS, QUANDO O PRODUTO DE SECREÇÂO È LIBERADO PAR O MEIO EXTERNO OU PARA O INTERNO DE UMA CAVIDADE,OU ENDÒCRINAS,QUANDO O PRODUTODA SECREÇÂO È LIBERADO NO INTERIOR DE UM VASO SANGUÌNIO.OS GRUPOS DESSAS CÈLULAS FORMAM ESTRUTURAS DENOMINADAS(GLÂNDULAS),MAS TAMBÈM ENCOTRAMOS GLÂNDULAS UNICELULARES,COMO AS PRODUTORAS DE MUCO NO EPITÈLIO RESPIRATÒRIO E DO INTESTINO( CHAMADAS DE CÈLULAS CALICIFORMES, POR TEREM FORMA DE CÀLICE).

    GLÂNDULAS EXÒCRINAS:
    SÂO AS GLÂNDULAS POSSIDORAS DE SECREÇÂOES CONDUTORAS DE UM SISTEMA DE DUTOS PARA O EXTERIOR DO CORPO. PORTANTO, A SUA SUPERFÌCIE INTERNA DAS GLÂNDULAS E OS DUTOS QUE DRENAM SÂO TOPOLOGICAMENTE COTÌNUOS COM O EXTERIOR DO CORPO( A PELE). AS GLÂNDULAS ENDÒCRINAS, EM CONSTRASTE, COLOCAM SUAS SECREÇÔES NO AMBIENTE INTERNO O SANGUE .
    NESTE GRUPO,PODEMOS INCLUIR AS GLÂNDULAS SUDORÌPARAS(QUE LIBERAM SUOR NA PELE PARA CONTROLE DA TEMPERATURA CORPORAL), AS SEBÀCEAS( QUE LIBERAM GORDURA NA PELE PARA PROTEGER A PELE CONTRA ATRITOS),AS MAMÀRIAS ( QUE LIBERAM LEITE PELOS MAMILOS PARA A AMAMENTAÇÂO) E AS SALIVARIS( QUE LIBERAM SALIVA NA CAVIDADE ORAL PARA DIGERIR O AMIDO,FACILITAR A DECLUTIÇÂO E AUXILIAR NO REPARO DE LESOÊS NA CAVIDADE). ESTAS GLÂNDULAS POSSUEM FORMAS VARIADAS, TANTO DE TÙBULOS ( DUCTOS ALONGADOS) COMO DE ALVÊOLOS E DE ÀNCINOS. O ATO DE EXPELIR UMA SUBSTÂNCIA POR MEIO DE UM ORIFÌCIO CHAMA-SE EXTRUDIR. ESSE MÈTODO,MUITO UTILIZADOS PELA INDÙTRIA QUÌMICA, NA FUNDIÇÂO DE FERRO E PRODUÇÂO DE PLÀSTICOS, FAZ COM QUE OS MATERIAIS ADQUIRAM FORMAS ESPECÌFICAS. DESSA FORMA,O MODO DE EXTRUSÂO DAS GLÂNDULAS EXPELE SECREÇÔES ESPECÌFICAS: AS MERÒCRINAS, APRÒCRINAS E HOLÒCRINAS.

    * GLÀNDULAS MERÔCRINAS: SÂO AQUELAS QUE ELIMINAM SOMENTE AS SECREÇÔES, FICANDO SUAS CÈLULAS INTACTAS. SÂO ELAS: GLÂNDULAS SUDORÌPARAS.

    * GLÂNDULAS APÒCRINAS: SÂO AQUELAS QUE ELIMINAM PARTE ( PEDAÇO) DAS CÈLULAS JUNTO COM SECREÇÂO,COMO AS MAMÀRIAS.

    GLÀNDULAS HOLÒCRINAS: SÂO AQUELAS QUE ELIMINAM CÈLULAS JUNTAMENTE COM A SECREÇÂO, COMO AS SEBÀCEAS.

    CONTINUAÇÂO…

  8. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 25 de junho de 2023 at 17:19 # Responder

    TECIDOS CONJUNTIVOS:ESTRUTURAS E SUSTENTAÇÂO

    ESTE TECIDO ESTÀ PRESENTE EM TODOS OS ÒRGÂOS, UNIDO E SUSTENTANDO OUTROS TECIDOS.POR POSSUIR TIPOS CELULARES BASTANTE VARIADOS,È CONHECIDO PELA GRANDE QUANTIDADE DE MATERIAL INTERCELULAR, DENOMINADO MATRIZ EXTRACELULAR OU INTERCELULAR PRODUZIDO PELAS PRÒPRIAS CÈLULAS DO TECIDO. ASSIM COMO OS TIPOS CELULARES VARIAM,A MATRIZ TAMBÈM È BASTANTE VARIÀVEL, PODENDO SER LÌQUIDA(COMO ENCONTRAMOS NO TECIDO SANGUÌNEO),MALEÀVEL(PRESENTE NO TECIDO CONJUNTIVO,PROPRIAMENTE DITO) OU RÌGIDA( COMO ENCONTRAMOS NO TECIDO ÒSSEO),O QUE PERMITE QUE ESSE TECIDO ESTEJA PRESENTE POR TODO CORPO, FORMANDO ESTRUTURAS, COMPLETAMENTE DISTINTAS. OS TECIDOS CONJUNTIVOS SÂO QUASE SEMPRE VASCULARIZADOS E CAPAZES DE GARANTIR SUA PRÒPRIA NUTRIÇÂO E OXIGENAÇÂO,AO CONTRÀRIO DO TECIDO EPITELIAL,POR EXEMPLO,QUE È AVASCULAR E DEPENDE DE OUTRO PARA SOBREVIVER. OS TECIDOS CONJUNTIVOS RECEBEM UMA CLSSIFICAÇÂO BASTANTE AMPLA, SENDO DIVIDIDOS DESTA MANEIRA:

    TIPOS E SUBTIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS.
    PROPRIAMENTE DITO >>>>>>>>ADIPOSO.>>>>>>>>>>>>CARTILAGINOSO.>>>>>ÒSSEO.>>>>SANGUÌNEO:
    ____________________________________________________________________________________________________.
    *FROUXO UNILOCULAR CARTILAGEM HIALINA. OSSO COMPOSTO. INEXISTENTE.

    DENSO NÂO MODELADO. MULTIOCULAR. CARTILAGEM ELÀSTICA . OSSO ESPONJOSO. INEXISTENT.

    DENSO MODERADO. INEXISTENTE. FIBROCARTILAGEM. INEXITENTE. INEXISTENTE

    A CÈLULA MESENQUIMAL È A CÈLULA PRECURSORA DA FORMAÇÂO DE VÀRIAS CÈLULAS,ESPECIALMENTE AS EMBIONÀRIAS.POR SEREM ALONGADAS E PASSAREM POR PROCESSOS DISTINTOS DE DIFERENCIAÇÂO, ESSAS CÈLULAS ADQUIREM FORMAS E FUNÇÔES BASTANTE DIFERENTES, ESTRUTURANDO OS DIFENTES TIPOS DE TECIDOS .AS CÈLULAS SANGUÌNEAS TAMBÈM SÂO FORMADAS A PARTIR DE MODIFICAÇÂOS DE UMA CÈLULA PERCUSORA HEMATOPOIÈTICA, QUE AUXILIAM NO FUNCIONAMENTO DA MEDULA ÒSSEA, DOS LINFONODOS, DO BAÇOS, DO FÌGADO ETC.

    OBSERVAÇÂO:

    FORMAÇÂO DE DIVERSOS TIPOS CELULARES CONJUNTIVOS A PARTIR DA CÈLULA MESENQUIMAL:( CÈLULA MENSENQUIMAL / ADIPÒCITOS, CONDROBLASTO,CONDROCITOS,FIBROBLASTO, CÈLULA MESOTELIAL,CÈLULA ENDOTELIAL,OSTEOBLASTO, OSTEÒCITO:

  9. MARISMAR PAULINO LOPES LOPES 27 de junho de 2023 at 01:40 # Responder

    AÇÂO IRRITATIVA E INFLAMATÒRIA:
    È ENCONTRADA NA QUQSE TOTALIDADE DAS PARASITOSEA. O TECIDO, EM RESPOSTA OU CORPO ESTRANHO, PROMOVE AMIGRAÇÂO DE CÈLULAS DE DEFESA PARA A ÀREA LESIONADA, COMO OS MACRÒFAGOS,OS QUAIS PODEM REMOVER TECIDOS LESADOS E, EVENTUALMENTE, DESTRUIR O PRÒPRIO PARASITA. AS INFLAMAÇÔES OCORREM PELA LIBERAÇÂO DE PRODUTOS TÒXICOS PRODUZIDOS PELOS PARASITAS ( PRINCIPALMENTE PELAS BACTÈRIAS) OU QUANDO LIBERADOS APÒS E SUA MORTE E DETERIORAÇÂO.

    BARREIRAS NATURAIS CONTRA OS PARASITAS.

    O CORPO HUMANO È DOTADO DE INÙMEROS MECANISMOS DE DEFESA QUE DIFICULTAM A ENTRADA DE AGENTES INFECCIOSOS. ENTRE SA CONDIÇÂO , PODEM_SE CITAR A PELE; OS SUCOS DIGESTIVOS, A ALIMENTAÇÂO E A FAGOSITOSE CELULAR. ( PELE): REPRESENTA UMA BARREIRA MECÂNICA À PENETRAÇÂO DE MUITOS AGENTES PARASITÀRIOS. O ( TRYPANOSOMA CRUZI), POR EXEPLO SÒ P, SÒ PENETRA PELE HOMANA APÒS PEQUENA ESCORIAÇÂO CAUSADA PELO APARELHO BUCAL DO SEU VENTOR,O( TRIATOMÌNEO BARBEIRO). SUCOS DIGESTIVOS: PODEM DESTRUIR OU DIFICULTAR A FORMA INFECTANTE DE MUITOS PARASITAS PELA AÇÂO DOS ÀCIDOS DIGESTIVOS. ( ALIMENTAÇÂO); O PARASITA CONPENSA SUAS CARÊNCIAS BIÒLOGICAS ALIMENTARES PELO HOPEDEIRO; ASSIM, QUANDO A CAPACIDADE DO HOSPEDEIRO EM SUPRIR SUAS NECESSIDADE FICA COMPROMETIDA POR CAUSA DE DIETA INSUFICIENTE, POR EXEPLO,A RELAÇÂO PARASITA-HOSPEDEIRO PODE SE ALTERAR PROFUNDAMENTE. O PARASITA SÒ SOBREVIVERÀ EM HOSPEDEIRO QUE POSSAM FORNECER CONDIÇOES IDEIS À SUA SOBREVIVÊNCIA.(FAGOCITOSE CÈLULAR); PROCESSO PELO QUAL MACRÒFAGOS FAGOCITAM PARASITAS, PRINCIPALMENTE MICRO-ORGANISMOS COM VITALIDADE DIMINUTA POR QUAISQUER MECANISMOS. ASSIM HÀ REMOÇÂO DESSE CORPO ESTRANHO POR ESSA CÈLULAS.

    AGENTES INFECCIOSOS E SUAS DOENÇÂOS TRANSMISSÌVEIS

    VÌRUS; OS VÌRUS SÂO MENORES AGENTES INFECCIOSOS, SENDO FORMADO BASICAMENTE POR PROTEÌNAS E ÀCIDOS NUCLEICOS (DNA OU RNA) . SÂO COSIDERADOS INERTES FORA DA CÈLULAS HOSPEDEIRAS. NO ENTANTO, QUANDO PENETRAM EM UMA CÈLULA VIVA, O ÀCIDO NUCLEICO VIRAL SE TORNA ATIVO, OCORRENDO, ASSIM, A MULTIPLICAÇÂO VIRAL. SOB ESSE PONTO VISTA, OS VÌRUS ESTÂO VIVOS, PROLIFERANDO DENTRO DA CÈLULA HOPEDEIRA INFECTADA. ELES PODEM CAUSAR INFECÇÔES E DOENÇÂS , DA MESMA FORMA QUE BACTÈRIAS, FUNGOS E PROTOZOÀRIOS PATOGÈNICOS. TODOS OS SÂO PARASITAS OBRIGATÒRIOS,ISTO È ,SÒ CONSEGUEM SE DESENVOLVER DENTRO DE UM ORGANISMO VIVO, SEJA ANIMAL, OU VEGETAL .

    TRANSMISSÂO E DOENÇÂS PROVOCADAS POR VÌRUS;
    ————————————————————————————-
    OS VÌRUS SÂO RESPONSÀVEIS POR VÂRIAS DOENÇÂS CONTAGIOSAS, COMO CAXUMBA, HEPATITE, POLIOMILITE, RUBÈULA,SARAMPO, CATAPORA OUVARICELA, VARÌOLA, RAIVA, FEBRE AMARELA.ETC.
    SUAS TRANSMISSÔES SE DA POR DIVERSAS FORMAS; POR MEIOS DE VETORES ( MOSQUÌTO- AEDES AEGYPTI): MORDIDA DE ANIMAL INFECTADOS ( MORDIDA DE CÂES-RAIVA); SALIVA E TRATO RESPIRATÒRIO; LEITE MATERNO: VIA ORAL-FECAL: URINA, PLACENTA; RELAÇÂO SEXUAL; E LESÔES DE PELE.

    GRIPE E RESFRIADO COMUM
    ———————————————
    EMBORA SE FAÇA CERTA CONFUSÂO ENTRE A GRIPE ( OU INFLUENZA) EO RESFRIADO COMUM, ESSAS DOENÇAS SÂO CAUSADAS POR TIPO DIFERENTE DE VÌRUS. OS VÌRUS DA GRIPE, QUSE SEMPRE, PROVOCAM FEBRE ,PROSTSÇÂO, E CEFALEIA, DORES MUSCULARES, TOSSE SECA, ESPIRRUS E OBSTRUÇÂO NASAL. O RESFRIADO COMUM È UMA DOENÇA MAIS BRANDA, CAUSADA POR DIVERSOS VÌRUS QUE ATACAM APENAS AS PARTE ALTA DO APARELHO RESPIRATÒRIO ( NARIZ E FARINGE). A MUCOSA NASAL INFLAMADA ELIMINA GRANDE QUANTIDADE DE LÌQUIDO CLARO E AQUOSO ( CORIZA); GERALMENTE , OCORREM TAMBÈM ESPIRROS, CEFALEIA, SECURA NA GARGANTA E, MAIS RARAMENTE, UM LIGEIRO AUMENTO DA TEMPERATURA DO CORPO. AMBAS AS DOENÇAS SÂO TRANSMITIDASPOR GOTÌCULAS DE SECREÇÂO DAS VIAS RESPIRATÒRIAS LANÇADAS NO AMBIENTE POR MEIO DA TOSSE OU DO ESPIRRO.A DISSEMINAÇÂO È FACILITADA PELAS AGLOMERAÇÂES HUMANAS, PELA POEIRA E PELO FRIO ( QUE IRRITAM A MUCOSA DAS VIAS ÀERIAS ) E PELAS MÀS CONDIÇÔES DE HIGIENE E ALIMENTAÇÂO. ELA È AUTOLIMITANTE, DURANDO DE TRÈS A SETE DIAS. A IMUNIDADE NATURAL OU POR VACINAÇÂO NÂO È DURADOURA ,POIS NOVAS FORMAS DE VÌRUS(MUTANTES) , CONTRA OS QUAIS O ORGANISMO HUMANO AINDA NÂO PRODUZIU ANTICORPOS, APARECEM RAPIDAMENTE. OS ANTIBIÒTICOS NÂO TÈM QUALQUER EFEITO E DEVEM SER RESTRITOS, A NÂO SER NOS CASOS DE INFECÇÂO BACTERIANAS SECUNDÀRIAS. RECOMENDA-SE APENAS REPOUSO, HIDRATAÇÂO E TRATAMENTO SINTOMÀTICO COM ANALGESICOS, ANTITÈRMICOS E DESCONGESTIONANTES NASAIS.

    CONTINUAÇÂO……

Deixe uma resposta