Técnico em Nutrição e Dietética

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

O campo de trabalho do profissional de nutrição se amplia, ganhando projeção em função da exigência que caracteriza o mercado. Na área profissional da saúde, a subárea Nutrição e Dietética envolve funções voltadas a alimentação humana, a partir do estudo das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital. Suas ações envolvem o transporte, a estocagem, a seleção dos gêneros e preparo e a distribuição de alimentos, visando seu aproveitamento integral e a segurança alimentar dentro das normas específicas, ações também relacionadas com elaboração de cardápio adequado ao público alvo, educação alimentar para os indivíduos comunidades e operadores de cozinhas e a avaliação do estado nutricional individual. Os recursos tecnológicos, passam por marcantes modificações, com relação aos alimentos e equipamentos para seu procedimento.

E esse progresso da ciência que embasa a prática profissional, faz com que o trabalho com os alimentos seja orientado por normas cientificas, técnicas e legais, que geram sofisticação e precisão nos procedimentos efetuados. O mercado de refeições coletivas (restaurantes comerciais, cozinhas industriais e hospitalares e indústrias de alimentos), oferece empregos diretos e indiretos, consome toneladas de alimentos diariamente, sendo considerado de grande importância na economia nacional. O campo da saúde valoriza uma alimentação equilibrada e saudável, o que torna os consumidores mais informados e conscientes, com relação à qualidade de vida, aumentando as exigências, visando a melhora da qualidade dos serviços e produtos. As competências gerais do curso estão relacionadas com processo saúde-doenca do cidadão, da família e da comunidade. Dentre os campos de atuação deste profissional, se sobressai a área de alimentação coletiva, nutrição clinica e industrias de alimentos entre outras, tendo o curso com objetivo  de atender as necessidade exigidas pelo mercado.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Duração: 18 meses

Para matrícula no curso o candidato deve, no mínimo, estar cursando a 2ª série do ensino médio e idade mínima de  16 anos. Até o término do curso o aluno deve ter concluído o Ensino Médio.

LINKS ÚTEIS

www.cfn.org.br
www.crn3.org.br
www.saude.gov.br  
www.educacao.sp.gov.br

MATRIZ CURRICULAR

Técnico em Nutrição e Dietética
Componentes Curriculares – DISCIPLINAS
Anatomia e Fisiologia Humana
Microbiologia e Parasitologia
Higiene dos Alimentos
Legislação Aplicada
Gestão das Unidades de Alimentação e Nutrição
Nutrição Normal
Dietoterapia
Técnica Dietética
Nutrição nos Ciclos de Vida
Nutrição em Saúde Coletiva
Bromatologia
Tecnologia dos Alimentos
Ética Profissional
Nutrição Esportiva
Noções de Marketing
Carga Horária Total: 1200 horas